classificação dos Alcoóis
O alcoóis costumam ser classificados de três maneiras mais comuns:
1. De acordo com a cadeia carbônica:
Se houver apenas ligações simples entre os carbonos da cadeia, temos um álcool saturado. Se houver uma ou mais ligações duplas ou triplas entre os carbonos da cadeia, será um álcool insaturado.
Além disso, se houver algum anel benzênico ligado à cadeia carbônica que contém a hidroxila, então, temos um álcool aromático.
Veja os exemplos:
Classificação dos álcoois de acordo com o tipo de cadeia
É importante ressaltar que o anel aromático não pode estar diretamente ligado à hidroxila, porque nesse caso não seria um álcool, mas sim um fenol.
2. De acordo com a quantidade de hidroxilas ligadas aos carbonos da cadeia:
Quando temos apenas um grupo ─ OH ligado a um carbono da cadeia, dizemos que se trata de um monoálcool ou monol. Se forem duas hidroxilas ligadas a dois carbonos da cadeia, será um diálcool, diol ou glicol. Se forem três hidroxilas presentes na cadeia carbônica, teremos um triálcool e assim sucessivamente.
Quando temos duas ou mais hidroxilas na cadeia, dizemos que é um poliálcool ou um poliol.
Classificação dos álcoois de acordo com a quantidade de hidroxilas
3. De acordo com o tipo de carbono ligado à hidroxila:
Se o carbono ligado à hidroxila for primário (ligado a apenas um outro átomo de carbono), então o álcool também será primário. Se o carbono da hidroxila for secundário (ligado a dois outros átomos de carbono), o álcool é secundário. E, por fim, se o carbono da hidroxila for terciário (ligado a três átomos de carbono), o álcool será terciário.
Classificação dos álcoois de acordo com o carbono ligado à hidroxila