Classifica O Dos Acidentes De Trabalho
A idéia de acidente do trabalho nos remete a algo ligado à desgraça, destruição, fatalidade, que decorreu de um caso fortuito e anormal, acabando por destruir completa ou parcialmente a saúde do trabalhador, gerando conseqüências de ordem material.
No presente trabalho iremos tratar de uma forma curta e clara os diverso tipos de classificação dos acidentes de trabalho constantantes nas diversas normas nacionais e internacionais de classificação dos mesmos.
Sendo assim, daremos ênfase a classificação dos acidentes de trabalho quanto a sua natureza, quanto aos danos e lesões, quanto ao afastamento e quanto a incapacidade para o trabalho.
1.1. OBJECTIVOS
1.1.1. OBJECTIVO GERAL
Descrever as diferentes classificações dos acidentes de trabalho.
1.1.2. OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
Fazer uma análise acerca das causas dos acidentes de trabalho;
Explicar as consequências resultantes de um acidente de trabalho
1.2. MOTIVAÇÃO
A principal motivação para a realização deste trabalho foi a falta ou a insuficiência de informação acerca da classificação dos acidentes de trabalho, suas causas, consequências e como preveni-los.
2. ACIDENTES DE TRABALHO
Conceitua-se como acidente do trabalho aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados especiais, provocando, direta ou indiretamente, lesão corporal, doença ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
O acidente de trabalho diferencia-se da doença profissional por aquele consistir num evento externo, súbito, e violento que produz, direta ou indiretamente, lesão corporal, perturbação funcional ou doença, de que resulte a morte ou redução na capacidade de trabalho ou de ganho do sinistrado, enquanto a doença profissional deriva de um processo de formação lenta e progressiva, surgindo normalmente de modo impercetível
Considera-se acidente do trabalho quando uma das