An Lise Do Conto Felicidade Clandestina
“Felicidade Clandestina”
E.E Profo Michel Antonio Alem
Kauan Alves Talarico, nº23 | 1oAno 2
Rio Claro, 06 de MARÇO de 2015
Sumário
Análise do Conto: “Felicidade Clandestina” de Clarice Lispector.....................P.3
Bibliografia........................................................................................................P.4
Análise do Conto “Felicidade Clandestina” – Clarice Lispector
O conto “Felicidade Clandestina” de autoria da renomada escritora Clarice Lispector, trás um enredo baseado no conflito angustiante de duas garotas em torno de um livro: “As Reinações de Narizinho”.
A primeira garota, é filha de um dono de livraria, tem ao seu alcance os mais variados títulos para se divertir, entretanto, não tem o menor gosto por leitura. Já a segunda garota tem um amor especial pelos livros, sentindo até certa inveja da outra garota por não ter a disposição, tantas histórias ao seu dispor.
Com a proposta da filha do dono da livraria de receber o livro de Monteiro Lobato, “As Reinações de Narizinho” emprestado, a menina entra em estado de êxtase, e acaba tendo sua esperança contida por uma vingança praticada pela outra menina: dia após dia a garota comparecia à casa da filha do dono da livraria para poder pegar o livro e lê-lo, contudo, todos os dias recebia uma resposta negativa, com uma desculpa esfarrapada.
Após algum tempo, certo dia, a mãe da menina má percebeu a incessante presença diária de uma garota na porta de sua casa, e lhes perguntou o porquê de sua presença ali, diariamente, acabou descobrindo a brincadeira de mal gosto de sua filha, e fez ela entregar prontamente o livro à garota, podendo ficar em seu poder o tempo que quisesse.
O que explica a palavra “Clandestina” no título do conto é o fato da garota que recebeu o livro achar daquilo um desejo proibido, pois tinha em sua posse o livro ao tempo que quisesse, mesmo não sendo seu. Um amor proibido, o que fica claro no fim da