Classicismo
Marina Magalhães
CLASSICISMO – CAMÕES
Colégio John Wesley
Guaratinguetá, 2 de outubro de 2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO Esta lição visa mostrar o período classicista literário, dando ênfase no maior autor da época: Luiz de Camões. Mostrando a epopeia “Os Lusíadas” e suas obras líricas.
CLASSICISMO O classicismo foi conseqüência do Renascimento, importante movimento de renovação científica e cultural ocorrido na Europa que marca o nascimento da Idade Moderna. Os escritores classicistas retomaram a ideia de que a arte deve fundamentar-se na razão, que controla a expressão das emoções, buscando o equilíbrio entre os sentimentos e a razão. Os versos deixam de ser escritos em redondilhas (cinco ou sete sílabas poéticas) – que passa a ser chamada medida velha – e passam a ser escritos em decassílabos (dez sílabas poéticas) - que recebeu a denominação de medida nova. Introduzem-se o soneto, 14 versos decassilábicos distribuídos em dois quartetos e dois tercetos. Fermosos olhos, que na idade nossa (1595 - soneto 091)
FONTE: Domínio Públco Fermosos olhos que na idade nossa mostrais do Céu certissimos sinais, se quereis conhecer quanto possais, olhai me a mim, que sou feitura vossa. Vereis que de viver me desapossa aquele riso com que a vida dais; vereis como de Amor não quero mais, por mais que o tempo corra e o dano possa. E se dentro nest'alma ver quiserdes, como num claro espelho, ali vereis também a vossa, angélica e serena.
Mas eu cuido que só por não me verdes, ver vos em mim, Senhora, não quereis: tanto gosto levais de minha pena!
LUÍS VAZ DE CAMÕES Luís Vaz de Camões (c. 1524 - 10 de Junho de 1580) é frequentemente considerado como o maior poeta de língua portuguesa e dos maiores da humanidade. O seu gênio é comparável ao de