Etapa 3
Em relação ao Brasil, após nossas pesquisas chegamos ao um senso que os dois maiores:
Monopolio: atualmente em atividade é a Petrobrás e a Coca – Cola, apesar de terem concorrentes não abala em nada o mercado, tanto que nos faz acreditar que há pessoas que desconheçam de sua existência.
Oligopólio: Um dos olipolios no Brasil é as empresas automobilísticas (Chevrolet, Fiat, Ford, Volkswagen) que produzem carros caros com interiores não muito sofisticados, porem atualmente esta se tornando um olipolio ameaçado com a chegada das empresas japonesas de automóveis que produzem carros mais acessíveis e mais sofisticados. Nosso outro exemplo são as operadoras de telefonia, pois, por ser um mal necessário acabam fazendo que bem entendem.
Monopsônio: exemplos claros de monopsônio é a Microsoft e a Petrobrás. Não podemos falar a nível mundial porem acreditamos que 99% população Brasileira utiliza do sistema operacional Windows que é da Microsoft, assim podemos afirmar que na maioria das vezes nós temos que se adaptar ao produto e não eles a nós! Em relação à Petrobrás apesar de ser uma empresa brasileira o combustível a nós oferecido é muito caro e também menor qualidade, e muitas vezes não podemos simplesmente optar por não abastecer o carro no mundo que vivemos.
Oligopsônio: Apesar de nossa pesquisar não conseguidos encontrar exemplo muito claro de Olipsônio, porem usaremos uma empresa local como um exemplo. A Plastec é uma empresa local que produz moldeis plástico como as bolinhas do desodorante rollon sendo assim seu maior fornecedor são a Unilever. Sendo assim se a Unilever vir a falir afetaria a Plastec tendo uma queda de produção drástica.
Atravez desses conceitos de economia podemos aprender e compreender melhor no mercado para afirmamos que o famoso “oferta, demanda” quem precisa é quem na maioria das vezes sai prejudicado tendo que aceitar as condições oferecidas pelo outro, porem sempre temos escolhas que no caso.... é ficar