Classes de espécies zoológicas domésticas de interesse à zootecnia
Xanxerê
2011
INTRODUÇÃO
O Zootecnistatrabalha para garantir a produtividade e a rentabilidade na criação de animais. Lida com rebanhos bovinos, suínos ou caprinos.
Pode, ainda, dedicar-se à criação de aves, peixes e abelhas. Acompanha toda a cadeia produtiva de carne, leite, ovos, peles e mel, cuidando da reprodução, da saúde, da nutrição, do manejo e do abate dos animais.
Trabalha ainda no melhoramento genético e na preparação de rações balanceadas e pastagens nutritivas. Pesquisa o cruzamento entre animais, seleciona-os para matrizes reprodutoras e desenvolve técnicas de inseminação artificial.
Na área de gerenciamento, analisa custos e cuida para que as atividades agroindustriais não prejudiquem o meio ambiente.
MAMÍFEROS
1 Equínos
1 Classificação zoológica
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Perissiodactyla
SUB-ORDEM: Hippoidea
FAMÍLIA: Equidae
GÊNERO: Equus
NOME CIENTÍFICO: Equus caballus
NOME COMUM: Cavalo doméstico
2 Características e origem
O cavalo é um mamífero hipomorfo, da ordem dos ungulados, uma das três subespécies modernas da espécie Equus ferus. A denominação para as fêmeas é égua, os machos não castrados, garanhão e para os filhotes, potro. É membro da mesma família dos asnos e das zebras, a dos equídeos. Todos os sete membros da família dos equídeos são do mesmo gênero, Equus, podem relacionar-se e produzir híbridos, não férteis, como as mulas. A família equídea se caracteriza por um dedo funcional em cada pata, o que os situa entre os monodáctilos. As outras duas falanges formam a quartela e o osso metatársico, os quais são ligados pelo machinho, junta que possui grande flexibilidade, e à qual se deve a facilidade que apresenta o animal para amortecer o choque com o solo após saltar grandes obstáculos. O machinho é responsável também pela capacidade do animal de desenvolver grande velocidade sobre