Ciências socias a revolução industrial
Revolução Industrial foi o período em que um conjunto de invenções e inovações relacionadas entre si permitiram alcançar uma enorme aceleração da produção de bens e assegurar um crescimento que foi se tornando rapidamente independente da agricultura. Iniciou-se na Inglaterra, no século XVlll, entre os anos de 1760 e 1820.
2° Quais foram às principais mudanças provocadas, inicialmente, pela Revolução Industrial?
As principais mudanças inicialmente foram que em cerca de cem anos, a Europa de sítios, rendeiros e artesãos tornou-se uma Europa de cidades abertamente industriais. Os utensílios manuais e os dispositivos mecânicos simples foram substituídos por máquinas; a lojinha do artífice, pela fábrica. O vapor e a eletricidade suplantaram as fontes tradicionais de energia-água, vento e músculo. Os aldeãos, como suas antigas ocupações se tornavam supérfluas, emigravam para as minas e para as cidades fabris, tornando-se os operários da nova era, enquanto uma classe profissional de empreiteiros, financeiros e empresários, cientistas, inventores e engenheiros se salientavam e se expandia rapidamente.
3° O que a Revolução Industrial provocou na economia inglesa?
Com a Revolução Industrial houve um enorme crescimento da economia inglesa, o que provocou um aumento da necessidade de matérias-primas para as indústrias, que a Inglaterra não tinha e que era obrigada a buscar no mercado externo, e a necessidade de ampliar o mercado consumidor de seus produtos. Em decorrência desses dois fatores, tornou-se inevitável um aumento do controle das colônias, além de um crescimento da disputa com outras potências da época pela obtenção e manutenção dos mercados.
4° Quais foram as mais importantes mudanças provocadas pela Revolução Industrial em relação ao período anterior?
Esse processo apresenta uma série de traços, ou tendências gerais, que o diferencia claramente do sistema anterior de artesanato e de trabalho doméstico. Entre os mais