Analise comparativa
Giddens foi bem enfático ao mostrar, como naquela época era tão importante se ter uma resposta para o que estava acontecendo no mundo, com as várias perguntas que se faziam era inevitável não pensar uma Ciência que fosse em busca de respostas e melhorias, foi então que de início surgiu a imaginação sociológica que exigia das pessoas um pensamento fora da rotina familiar para que então pudessem-na entender com um olhar renovado. Foi então que Giddens citou o café como uma bebida com valor simbólico, como parte das atividades sócias diárias.
Vários indivíduos contribuíram para estudos da sociologia. Karl Marx que tentou assim como Durkheim e Comte a explicar as mudanças que ocorriam na sociedade, Marx durante a Revolução Industrial; Comte vivenciou a Revolução Francesa , foi ele quem inventou a palavra “Sociologia”; Os escritos de Durkheim tiveram um impacto mais duradouro na sociedade moderna, ele deu ênfase no estudo do suicídio.
Durkheim observou que o suicídio é um ato aparentemente anti-social e não-social, ele mostrou que as taxas de suicídio são influenciadas pelo grau de solidariedade do grupo em que o indivíduo está inserido. Os sociólogos chamam os padrões estáveis de relações sociais de estruturas sócias:
Microestruturas são padrões de relações sócias íntimas, exemplos, famílias, colegas de trabalho, etc.
Macroestruturas são padrões de relações sociais que se encontram “fora” dos círculos de pessoas íntimas.
Estruturas Globais são organizações internacionais, padrões de comunicação e de viagens internacionais são exemplos de estruturas globais, essas tem se tornado cada vez mais importante.