Análise comparativa
VANDINEI SILVA DO NASCIMENTO
Esse trabalho tem como objetivo analisar os textos de Milton Santos, Maria Laura Silveira, Bertha Becker e Claudio Egler expondo as ideias que se equiparam e também as divergências encontradas na leitura analítica feita por esses autores no contexto da formação econômica brasileira.
No texto Do meio Natural ao meio técnico-científico-informacional Milton Santos faz uma analise dá trajetória histórica do Brasil de viés econômico, ele ressalta as dificuldades que alguns autores encontram em periodizar a história do território brasileiro, visto que, o processo de ocupação desse território é bastante conturbado e a posteriori tem inicio a fase de formação de uma nação sob um intenso decurso de exploração. Já Bherta Becker em: A incorporação do Brasil na economia-mundo: da colônia à Industrialização Nacional, também faz uma caracterização das fases econômicas que o País vivenciou, explanando principalmente a estrutura econômica da cada fase.
Na periodização proposta por Milton Santos, deve ser levado em consideração o contexto histórico do meio natural vivenciado pelos habitantes do território antes da colonização, onde, os nativos coabitavam a região e produziam técnicas semelhantes às de outros povos vizinhos, o que levava a modificação temporal das técnicas a acontecer de maneira lenta. Milton Santos explica que a mecanização no Brasil aconteceu de maneira incompleta, demonstrada na distribuição dessa mecanização nas regiões, ocasionando desigualdades excessivas de âmbitos econômico e social.
Milton Santos e Maria Laura Silveira faz uma abordagem problematizando os períodos da história do território brasileiro, através da compreensão dos autores é possível ter a ideia do