Formação histórica da Sociologia como ela surgiu para que?
A Sociologia teve sua formação a partir da tentativa de Augusto Comte que pretendia unificar vários estudos relativos às ciências humanas. e de grandes estudiosos como o Émile Durkheim (Para ele, a Sociologia é o estudo dos fatos sociais), Karl Marx ( Marx Pretendia analisar e propor explicações para os problemas decorrentes daquela época: desemprego, miséria, desigualdades sociais, etc.).
Ela surgiu no século XIV após a Revolução Industrial e a Revolução Francesa onde foi uma época que criou uma série de problemas sociais que não existiam antes; A sociologia ela veio como uma resposta acadêmica para o novo desafio da modernidade, pois o mundo estava se tornando cada vez menor e mais integrado, a consciência das pessoas sobre o mundo estava aumentando e dispersando.
O termo sociologia foi criador por Auguste Comte por volta do século XVIII, que pretendia unificar todos os estudos relativos ao homem. Mas foi com Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber que a sociologia se tornou firme, adquirindo conceitos e teorias. Com a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, iniciou-se uma nova era por todo mundo, a sociologia surge então para compreender as novas formas das sociedades, suas estruturas e organizações.
Os sociólogos analisam e pesquisam as estruturas da sociedade, a exemplo de grupos étnicos, classes sócias, violência, além de instituições como Estados, escola, religião, entre outras. Acaba por torna-se uma forma de consciência e espírito crítico, aperfeiçoando o conhecimento social, na medida em que auxilia a compreender o comportamento de grupos sociais, assim como a sociedade como um todo.
Max Weber viveu em uma época muito conturbada, que vai desde a unificação alemã até a primeira guerra mundial, o que acaba por influenciar sua obra. Weber cria uma ruptura em relação ao conceito de Émile Durkheim, que trabalhava a sociologia no patamar das ciências humanas,