resumo do capitulo de cristiana costa
SOCIOLOGIA GERAL
nome do aluno
PROFESSOR: ...
cidade
2014
RESUMO DO CAPITULO DOIS DE CRISTIANA COSTA, “INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA”.
Trabalho de sociologia proposto no Curso de Serviço Social da Faculdade de Integração Regional – FADIRE como requisito da disciplina de sociologia, sob orientação do Profº... cidade 2014
O Darwinismo social
No século XIX a expansão da revolução industrial na Europa causada pela revolução burguesa consolidou uma nova sociedade, o capitalismo que era comandado pelas industrias, sua regra geral foi a livre concorrência no comercio industriais, mas no fim do século essa regra passou por mudanças decorrente da falta de produto no mercado, com isso surgiu os monopólios e oligopólios associados ao capital dos bacos que da origem a sua própria capital financeiro. Essa restruturação ocorreu devido a crise de superprodução na Europa, que também desencadeou a necessidade de conquistar impérios além-mar para buscar matéria-prima a baixo custo e mão-de-obra barata.
Porém, estas colônias buscavam resistências sociais porque as estruturas dos continentes não atende as necessidades do capitalismo. Para transformar este mundo que dependia das expansões e do capitalismo deveriam fazer com que o mundo conquistado se submetesse aos valores da nova sociedade, que requeria empresa de grande envergadura. Estes meios de conquistas e dominação foram denominadas de missão civilizada, pois buscavam ocultar a violência e tinha interesses econômicos imediatos, isso era feito mesmo contra a vontade dos conquistados, porque os europeus acreditavam na superioridade de sua cultura intervindo nas formas tradicionais de vida de outros continentes, com tudo os europeus justifica estas ações dizendo que tinha obrigação moral de civilizar estes outros continentes, pois para eles o grau mais alto da civilização era a sociedade industrial europeia.
Essa forma de pensar foi inspirada