“Ciências sociais para aprender a viver”
1- As três características que tornam os Fatos Sociais realmente sociais:
1.1 – EXTERIORIDADE: os fatos sociais agem sobre os indivíduos independentes das suas vontades particulares; são maneiras de pensar , agir e de sentir que existem fora das consciências individuais.
Exemplos: regras morais , costumes,as leis,( um devoto ao nascer já encontra prontas as crenças e as praticas da vida religiosa.
1.2 – COERCITIVIDADE: para que um fato seja considerado social, deve também exercer algum poder de coerção sobre os indivíduos,nem sempre a coerção é sentida quando me conformo com ela, mas se tento resistir sinto seu peso ou seja quando eu infrinjo uma regra sofro algum tipo de punição.
As sanções podem ser de dois tipos: Legais ou Espontâneas.
Legais:ocorrem quando ,ao violar as leis do direito, estas reagem contra mim de maneira a impedir meu ato se ainda é tempo.
Exemplo: A legislação eleitoral brasileira que oferece punição multa e outras sanções ao eleitor que deixar de votar e não justificar a sua ausência.
Espontâneas:ocorre quando deixo de seguir as convicções mundanas.
1.3 – GENERALIDADE: todo fato social é geral mais nem todo fato geral é social. Para ser assim considerado ele precisa ser coletivo ( mais ou menos obrigatório) este tipo de fenômeno deve ser estudado apenas em suas manifestações coletivas.as crenças, tendências e as praticas do grupos tomadas coletivamente. Exemplo: tendências da moda, idioma etc...
Concluímos que: O fato social deve ser ao mesmo tempo EXTERIOR, COERCITIVO e GERAL. Observamos que eles não dependem das vontades particulares e orienta os comportamentos indivíduo.
1 - Ação social è:
2.4 – Aquela que possui sentido subjetivamente visado por aquele que age.
2.5 - quando o comportamento do individuo esta referido ao comportamento dos outros indivíduos na interação.