Ciências políticas
A palavra etnocentrismo é formada por “etno” de etnia, que é a composição de raça, cor, língua e cultura de um determinado povo, nação ou tribo; e “centrismo” que vem de centro. Portanto, etnocentrismo ocorre quando um indivíduo ou grupo de pessoas tem a convicção de que seu grupo étnico ou cultura é o centro de tudo, ou seja, mais importante que as outras culturas e sociedades, o que pode resultar em atitudes preconceituosas, radicais e xenófobas.
2. Em que medida a propriedade da terra e a consequente urbanização propiciaram o surgimento da política?
Como a propriedade da terra cabia apenas às famílias independentes, e as guerras tornavam maior o contingente de escravos, constituiu-se na Grécia e em Roma uma camada pobre de camponeses que migraram para as aldeias que, prosperaram, as transformando em centros urbanos e passaram a disputar o direito ao poder com as grandes famílias agrárias. E essa urbanização resultou em uma complexa rede de relações econômicas e sociais que resultou no confronto entre proprietários agrários, comerciantes, artesãos, assalariados e os não proprietários (os pobres). A participação geral da população em defender sua cidade (participação militar), fazia com que todos se sentissem no direito de intervir nas decisões econômicas de sua comunidade. Sendo assim, a política foi a solução para essa problemática, que transformou as comunidades urbanas em cidades propriamente ditas.
3. Como a divisão territorial favoreceu o surgimento da política?
Sendo a política uma ciência de organização, a divisão territorial – que intencionava diminuir o poder dos grandes fazendeiros e dos comerciantes ricos, para favorecer os camponeses, os artesãos e assalariados urbanos pobres - dividiu poderes para criar também, representantes das “classes” mais pobres, resultando numa melhoria social.
4. Qual a importância do espaço público para a consolidação da política na sociedade greco-romana?
O espaço público