Processo de urbanização paulistana e vila operária
A cidade de São Paulo foi fundada, em 25 de janeiro de 1554 onde conhecemos como atual Pátio do Colégio, na qual um grupo de 12 jesuítas fizeram o aldeamento da Vila São Paulo de Piratininga essa fundação limitou a cidade à chamada ''colina histórica'', à região que vai do vale do Anhangabaú à praça da Sé. O Pátio do Colégio foi o ponto onde se centralizou a nova cidade, São Paulo de Piratininga. A cidade de São Paulo se inicia no triângulo histórico onde possui 3 principais ruas, São bento, que liga o mosteiro de São Bento à Igreja de São Francisco, a Rua 15 de novembro que se paralela a Boa Vista e pátio do colégio para se encontrar na antiga Igreja da Sé com a rua Direita, em caminho do viaduto do chá e capela do Santo Antônio de Pádua ilustrado (figura 1). Essa região é considerada o embrião da cidade e com o passar do tempo foi evoluindo.
Fonte: google maps Fig.1 Triângulo Histórico estão presentes desde a fundação da cidade.
São Paulo no começo era rodeada pela serra do mar na qual só os burros cruzavam o litoral da cidade.
Antes no período colonial a economia do Brasil girava entorno da cana-de-açúcar, mais com o passar do tempo essa cultura de plantio de cana de açúcar foi desvalorizando pois precisava–se de muita mão de obra e o açúcar já não era mais valorizado como antes ,então começa uma nova era Em São Paulo que foi uma dos principais fatores responsáveis pela expansao da cidade , a produção do café iniciou no vale do paraiba paulista e de 1869 em diante, São Paulo passa ter vantagens sobre a ferrovia que liga o interior da província de São Paulo ao porto de Santos, a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí.
Já do final do século XIX já dava indícios da grande metrópole quem se tornaria. É nesse período que o Estado começa a se destacar como pólo