CIÊNCIA E SENSO CUMUM
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...........................................................................................................03
1. JUSTIFICATIVA.....................................................................................................04
2. OBJETIVOS (GERAL E ESPECÍFICO).................................................................05
3. DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO (MATERIAL E MÉTODO)..................06
4. CRONOGRAMA.....................................................................................................08
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................09
INTRODUÇÃO
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiólogico que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda sua vida (ARRUDA, 2006). Ele se caracteriza pela existência da chamada “tríade sintomatológica”, ou seja, pela combinação de três sintomas, que podem aparecer em graus e combinações variadas. São eles: a desatenção, a hiperatividade e a impulsividade.
A desatenção diz corresponde à dificuldade que o portador do TDAH possui em prestar ou manter a atenção em determinadas tarefas que exijam concentração, além da facilidade em distrair-se com ações que estejam acontecendo ao seu redor.
Já, a hiperatividade, é o sintoma que, segundo Arruda (2006), pode ser mais facilmente reconhecido, através da inquietude, da agitação e do excesso de movimentos, transmitindo a sensação de que as crianças estão “ligadas na tomada” (PHELAN, 2005 apud GRAEFF; VAZ, 2008, p. 5), por estarem quase que constantemente em atividade.
Por fim, a impulsividade, é também um sintoma de relevância dentro do diagnóstico do TDAH, podendo ser reconhecida através de atitudes impensadas tomadas