Behaviorismo
O termo behaviorismo foi inaugurado por John B. Watson em 1913. O termo inglês significa comportamento.
O behaviorismo dedicou-se ao estudo do comportamento, na relação que este mantém com o meio ambiene onde ocorre.
O mais importante dos behavioristas que sucedem Watson é B. F. Skinner (1904-1990). O behaviorismo de Skinner é conhecido como análise experimental do comportamento, introduzindo as noções de comportamento reflexo e condicionamento respondente.
O conportamento operante é o comportamento voluntário e abrange uma quantidade muito maior da atividade humana.
A leitura de um livro, escrever pedir para o táxi parar com um gesto de mão, pilotar um aviã, fazê-lo explodir, tocar um instrumento, namorar, são todos exemplos de comportamento operante.
Análise experimental do comportamento pode auxiliar-nos a descrever nossos comportamentos em qualquer situação, ajudando-nos a modificá-los.
ASSOCIACIONISMO. Teoria segundo a qual a mente humana funciona(percebe, aprende) combinando elementos simples, irredutíveis.
A associação de idéias, imagens e objetos emprega-se no ensino moderno sobretudo nas disciplinas relacionadas com a liguagem e o ensino de idiomas estrangeiros; é, também, uma ferramenta básica da psicoterapia.
FUNCIONALISMO. Escola de psicologia que subtrai o estudo da mente como parte funcional, essencialmente útil, do organismo humano.
CIENTIFICISMO. Atitude segundo a qual a ciência dá a conhecer as coisas como são, resolve todos os reais problemas da humanidade e é suficiente pra satisfazer todas as necessidades legítimas da inteligência humana
IDEOGRAFIA HISTÓRICA . Nas ciências humanas, designação genérica das diversas correntes que se baseiam no conceito teórico de estrutura, e no pressuposto metodológico de que a análise das estruturas é mais importante de que a descrição ou imterpretação dos fenômenos, em termos funcionais.
ESTRUTURALISMO.Nas ciências humanas, designação genérica das diversas correntes que