Josué e a conquista da terra
Josué e a conquista da terra.
1. A morte de Moisés – A morte de Moisés levou Josué ao comando do povo de Israel, Deus mostra-lhe que ele não seria inferior a Moisés, todos os homens das tribos já constituídas comprometeram-se a seguir os seus irmãos até a vitória final e assim o fizeram.
2. A Travessia – Era tempo das colheitas, quando o Jordão transbordava as suas margens. “As águas que vinham de cima pararam, e levantaram-se num montão.”
3. A importância estratégica de Jericó – A cidade cananéia chamada de Jericó não somente dominava os dois vaus do Jordão, mas também era a chave das planuras que conduziam ao norte e ao sul de Israel. Em frente sua frente havia vastos campos de semeaduras, que podiam facilmente ser irrigados pelos rios que vinham dos montes ocidentais. Nos tempos de Jesus, era a velha cidade um grande centro comercial, por onde Jesus passou mais de uma vez. Jericó estava próximo a Jerusalém, a cidade Santa.
4. Escavações arqueológicas recentes – Em 1932 foram desenterradas mil e quinhentas peças de cerâmica e jóias de diversos tipos, das diversas idades que compreendiam as três cidades, e também a descoberta de vários cemitérios. Fica então evidente que a destruição feita pelos israelitas teve lugar no ano 1400 a.C.
5. O que era a cidade de Jericó - Seus muros eram feitos de tijolos grandes secos ao sol, um homem mal conseguia carregar um tijolo. A cidade era envolvida por 02 muros (em paralelo) de 10 metros cada, o primeiro era da largura de 2,5 metros, e o segundo de 4 metros, sendo que entre eles havia um espaço de 5 metros.
6. As cartas de Tel-el-Amarna – Em 1888 uma senhora após cavar seu quintal para plantar couve, acha uns tijolinhos cheios de sinais gravados com ponteiros. Hoje os que estudam arqueologia sabem que se tratava de cartas dirigidas pelos administradores da Palestina a seus senhores egípcios. As cartas datam de 1400 a 1360, justamente o período