Ciência Política
POLÍTICA – Arte e Ciência de governar. (Para Aristóteles)
Relação de Poder entre Dominante/ Dominado (que pode se alterar), que tem como objetivo principal: organizar a sociedade em forma de manter a ordem e progresso (Positivismo – Brasil [Ordem e Progresso]).
O conceito de Política nasceu na Grécia Antiga onde, Política = Pólis = Cidade.
A Política se divide em Privada e Pública. - Privada: relação entre um grupo, onde suas decisões não afetam a sociedade, a população. EX: um grupo de colegas decide formar o time de futebol: decisão que somente interfere o grupo. (MICRO POLÍTICA). - Publica: quando afetam não só um grupo, mas a todos os indivíduos ou a maioria dos indivíduos de uma sociedade.
OBS: Não existe uma pessoa APOLÍTICA, somos todos inerentes/passíveis à política. Estamos a todo o momento sofrendo alterações que são postas por dominantes, mesmo se vivêssemos isolados em algum lugar distante da sociedade, estaríamos em um local, no qual o Estado é o dono e, estaríamos correndo o risco a qualquer momento de uma mudança em seu meio. E aqueles que NÃO se interessam pela política, acabam sendo governados pelos que se interessam.
Democracia – Governo do povo
Na Grécia Antiga
- Sócrates X Sofistas Grandes Mestres em convencer; ótima retórica; porém a usavam para o “mal”. Cobravam pelos ensinamentos.
Condenado à morte. Ensinava aos povos a verdade, a política. Desenvolvia nas pessoas o pensamento crítico. A política estava ligada à moral, ética que se relacionava com o BEM COMUM.
Há a Democracia Direta e Indireta: - Direta: Pode já ser vista como um tipo de sistema onde os cidadãos discutem e votam diretamente as principais questões de seu interesse. Na Grécia Antiga, as assembleias populares reuniam a população das cidades-Estado democráticas na Ágora (praça pública), local onde as leis e principais decisões eram discutidas e resolvidas. Vale lembrar que nos moldes gregos, o exercício de opinião política estava restrito