ANÁLISE SOBRE TERMINAIS DE CONTAINER
Adriano Alves
Gustavo Cruz
Wanderson Mendes
1. RIVALIDADE ENTRE CONCORRENTES
Os principais concorrentes para um terminal de containers portuário seriam:
- Outro terminal de containers portuários na hinterlândia;
- Porto seco;
- Terminal de carga solta;
A concorrência neste mercado é agressiva em virtude do forte crescimento da conteinerização. Além disso, alguns tipos de cargas que podem ser transportados em container também podem ser transportados como carga solta e algumas vezes com preço de frete inferior. O terminal de containers portuário deve evitar que esta fatia do mercado seja perdida.
2. AMEAÇA DE NOVOS ENTRANTES
Os novos entrantes podem ser considerados as construções de novos terminais com maior grau tecnológico e competitividade.
A ameaça deve ser combatida ofertando-se maior eficiência e produtividade, além de redução de custos diversos, como operação e armazenagem.
3. AMEAÇA DE PRODUTOS SUBSTITUTOS
Um produto substituto para o transporte de cargas em container é o transporte de cargas soltas.
Alguns tipos de cargas transportados em container também podem ser transportados como carga solta e muitas vezes com valor de frete mais competitivo.
A força deste produto substituto é considerada média, tendo em vista que demanda um volume de carga maior para que seja viável financeiramente. Além disso, ainda existe o risco de altos custos com demurrage dependendo do porto de atracação.
4. PODER DE BARGANHA DOS FORNECEDORES
O acompanhamento permanente do mercado de fornecedores, máquinas, equipamentos, serviços e sistemas, principalmente os similares aos mencionados, é fundamental para o equilíbrio e manutenção dos preços praticados pelos fornecedores, facilitando com base no conhecimento do mercado a substituição de uma das ferramentas de apoio citadas acima, ou seja, torna prático e flexível o modelo de negócio aplicado no sistema operacional, evitando assim a dependência de um