cerebro
Introdução
Sistema nervoso
Sistema nervoso central
Espinal medula
Encéfalo
Córtex cerebral
Sistema nervoso periférico
Sistema nervoso somático
Sistema nervoso autónomo
Sistema endócrino
Doenças do sistema nervoso
Comportamento humano
Bibliografia
Introdução Este trabalho surge no âmbito da disciplina de psicologia e consiste em relacionar o sistema nervoso central, o sistema nervoso periférico e o sistema endócrino com o comportamento humano.
O sistema nervoso divide-se em dois grandes grupos, o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico. O sistema nervoso central contém o encéfalo e a espinal medula. O sistema nervoso periférico, subdivide-se em duas partes, o sistema nervoso somático e o sistema nervoso autónomo, que este por sua vez divide-se em sistema nervoso simpático e sistema nervoso parassimpático, como iremos demonstrar no nosso trabalho.
Sistema Nervoso O sistema nervoso é um conjunto de estruturas neurológicas e de órgãos que, constituindo uma complexa rede de células nervosas, regula todas as actividades do nosso organismo, das mais simples as mais complexas.
A unidade básica deste sistema é uma célula nervosa chamada neurónio.
O neurónio conduz o impulso nervoso e é composto por dendrites, corpo celular e axónio. As dendrites trazem sempre o impulso nervoso para o corpo celular, enquanto o axónio leva o impulso para fora do corpo celular
Existem no nosso organismo diversos tipos de nervos, em que todos eles transportam informações através do sistema nervoso na forma de impulsos electroquímicos. São três os tipos de nervos: nervos sensoriais, nervos motores e nervos de conexão.
Os nervos motores ou eferentes, transportam mensagens do encéfalo e da espinal medula para outras partes do organismo, activam os músculos do corpo para que se produza a resposta a um estimulo.
Os nervos sensoriais ou aferentes, conduzem mensagens para a espinal medula e para o encéfalo, essas mensagens são captadas