direito
Características gerais de uma Crônica: Relação com a vida cotidiana; Narrativa informal, familiar, intimista; Uso da oralidade na escrita (linguagem coloquial); Uso do humor. Apresenta o registro de fatos acontecidos no cotidiano. Analisa, comenta, argumenta e critica determinadas situações.
Conto: O gênero textual, e também literário, que apresenta um texto curto, que pertence ao grupo de narrativas ficcionais, e também se caracteriza por ser condensado, isto é: apresenta poucas personagens, poucas ações, e tempos e espaços reduzidos.
Como vimos, os gêneros textuais surgem em decorrência da necessidade que o homem tem de se comunicar de acordo com as circunstâncias em que se encontra. Assim, ele não pode levar apenas em consideração a modalidade linguística, deve adequar o seu texto ao receptor.
No caso do outdoor, observamos o emprego de imagem e/ou frases de efeito que possam atrair a atenção do receptor. A ambiguidade e o humor são elementos muito frequentes usados nesse tipo de mídia. gêneros textuais: Ata, conto, poema, letra de música e romance.
AULA 07 Estrutura do Parágrafo
Parágrafos são as estruturas formadas por unidades autossuficientes de um discurso que compõem um texto, apresentando basicamente uma ideia, pensamento ou ponto principal que o unifica.
Tipos de tópicos mais comuns:
Declaração inicial: O autor declara uma opinião por meio de uma frase afirmativa ou negativa.
Definição: Trata-se de um bom recurso didático. Define-se algo quando se delimita o seu significado dentro de um campo semântico.
Divisão: O parágrafo pode se iniciar dividindo o assunto, indicando como será tratado em seu desenvolvimento.
Interrogação: O autor quer aguçar a curiosidade do leitor acerca do tratamento dado a um determinado tema, mediante uma pergunta.
Alusão/Citação: O autor faz referência a um fato histórico, às palavras de outra pessoa, usa um exemplo, uma lenda ou, até mesmo, uma piada, com o objetivo de