Metrologia
É a associação de uma escala de comprimento, dois bicos de medição, sendo um ligado a escala e outro ao cursor e um nônio como interpolador.
2) Explique e desenhe as partes construtivas de um paquímetro.
3) Quais são os tipos de paquímetro existentes e descreva para que sirva cada um?
Além do universal, existem modelos específicos para cada aplicação: Profundidade, calibrador de espessura de dentes de engrenagens, graminho, paquímetro de rasgo de chaveta, com relógio (para facilitar a medição), com bico móvel (para medir peças cônicas com rebaixos diferentes), digital para leitura mais rápida.
4) Quais são os aspectos operacionais de medições com paquímetro?
Colocar a peça a ser medida o mais perto possível da escala de modo a evitar os erros de não obediência. Em geral na medição com paquímetro, deve-se evitar o aperto forte dos bicos sobre as peças a serem medidas. Além disso, deve-se evitar, ao máximo possível, movimento relativo entre os bicos e a peça, já que isto pode provocar desgaste dos bicos de medição, e gerar erros posteriores, nunca se deve medir uma peça em movimento.
5) Quais são e desenhe um micrometro simples quanto às partes principais e partes em corte.
6) Quais são os tipos de micrometros existentes e descreva para que serve cada um?
Micrometro para medições externa, para medição de espessura de tubo, micrometro oltilmeter (para medição de diâmetros externos de peças, micrometro para medição de rosca, micrometro para medição de profundidade, micrômetro para medição interna, micrometro de hastes intercambiáveis, etc.
7) Quais são e explique as fontes de erros nas medições com micrometro
Temperatura- Deve-se a transferência de calor no momento em que o operador trabalha segurando-o, incidência direta da luz solar, proximidade de fornos ou ventiladores e ar condicionado. Causa erros de leitura, desalinhamento dos sensores pela dilatação