Ciência mitos e neutralidade
O Conhecimento científico é claro, preciso e real, seus problemas são distintos, mas seus resultados são claros. Lida com ocorrências, com fatos, “lida com toda forma de existência que se manifesta de algum modo” O conhecimento científico respeita os fatos ate certo ponto e sempre retornam a eles. É o conhecimento racional, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica. Podemos então dizer que o conhecimento científico é racional, é objetivo, atém-se aos fatos, é analítico, requer exatidão e clareza, é comunicável, é verificável, é explicativo, é aberto e útil.
Já o Método científico é um conjunto de regras para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento. É uma forma de investigação da natureza, leva em conta a lógica e a observação sistemática dos fenômenos estudados. Porém essas observações, essas teorias devem ser consistente com os fatos.
Concluindo, todas as ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos, porém, nem todos os ramos de estudos que empregam estes métodos são ciências. Dessas afirmações podemos concluir que a utilização de métodos científicos não é de alçada exclusiva da ciência, mas não há ciência sem o emprego de métodos científicos.
Os Mitos da Ciência
Para os cientistas a ciência é uma ferramenta neutra e o seu método é independente da realidade social e cultural, no qual se insere. Saiba o motivo desta crença ser um dos maiores mitos da humanidade.
Por volta do século XIX ideia era de que apenas aquilo que pode ser observado faria parte da verdade da vida. O empirismo, tomado como verdade, construiu e permeou as crenças dos cientistas durante os anos. Nenhum cientista, para tanto, irá negar que possui crenças, muitas vezes religiosas, porém, a maior parte, acredita ter o poder de fazer uma cisão absoluta entre aspectos pessoais e objetivos. Na prática, isso é impossível.
A ciência nos