ALIMENTOS FUNCIONAIS E PRODUÇÃO DE PRODUTOS CÁRNEOS FERMENTADOS
DEPARTAMENTO DE BIOTECNOLOGIA
CURSO DE BIOTECNOLOGIA
DISCIPLINA: BIOTECNOLOGIA DE ALIMENTOS II
PROFESSORA DRA FLÁVIA PAULINO
Lucemberg Faustino
Napoleão Oliveira
TEMAS ABORDADOS REFERENTES AO MÓDULO 2: ALIMENTOS FUNCIONAIS E PRODUÇÃO DE PRODUTOS CÁRNEOS FERMENTADOS
JOÃO PESSOA
MAIO, 2015.
1. ALIMENTOS FUNCIONAIS
1.1 INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, os consumidores viram aparecer nas gôndolas dos supermercados novos produtos alimentares, que prometem contribuir na busca por uma vida mais saudável. Os alimentos funcionais são a nova tendência do poderoso mercado alimentício neste início do século XXI (HEASMAN & MELLENTIN, 2001). Iogurtes, margarinas, leites fermentados, cereais, águas minerais etc. prometem ajudar na cura ou na prevenção de doenças como as cardiovasculares, certos tipos de câncer, alergias, problemas intestinais etc. Entre os fatores-chave que explicam o êxito dos alimentos funcionais, Hasler (2000) cita a preocupação crescente pela saúde e pelo bem-estar, mudanças na regulamentação dos alimentos e a crescente comprovação científica das relações existentes entre dieta e saúde.
Esta revolução nutricional está baseada nos “probióticos”, termo utilizado pela primeira vez em 1965 para designar microrganismos que exercem efeitos benéficos para a saúde ao melhorar o equilíbrio microbiano intestinal (SAAD, 2006). Em particular, os principais probióticos são bactérias lácticas consideradas como tendo um efeito benéfico sobre a flora intestinal, como as diversas espécies de Lactobacillus e de Bifidobacterium. Na Europa, a saúde do intestino já tornou-se um dos principais mercados dos alimentos funcionais (HEASMAN & MELLENTIN, 2001).
1.2 DEFINIÇÃO
Não existe uma definição aceita universalmente para alimentos funcionais, este conceito varia de acordo com a legislação vigente em cada país e seus hábitos alimentares. Inicialmente, foram postulados conceitos bem generalizados e, à medida que foram surgindo os