Trabalho Economia Solidária
Economia solidaria é um jeito diferente de sobreviver , onde a maneira de produzir , vender , comprar e trocar são feitos de forma que ninguém seja explorado , sem querer levar vantagem sobre alguém e sem prejudicar o meio ambiente. , sempre fortalecendo o grupo e pensando em si próprio e em todos. Essa economia sempre procura alternativas para vencer os efeitos excludentes do capitalismo, buscando o trabalho coletivo , na auto gestão e autonomia. O principal objetivo da economia solidaria é transformar efetivamente o mundo do trabalho em algo mais justo e ético.
Desenvolvimento. A economia solidária pode ser definida em 3 dimensões : Economicamente é uma maneira de fazer a atividade econômica de produção , a quantidade de serviços , venda , finanças ou consumo pensando na igualdade ( democracia ) e cooperação ( ajuda de todos ). É um sistema de autogestão , ou seja , não existe chefe e nem subordinados , pois todos que fazem parte do empreendimento são ao mesmo tempo empregados e donos.
Culturalmente falando ,é onde as pessoas que apoiam e praticam a economia solidária consomem produtos locais, saudáveis ,que não prejudicam o meio ambiente e nem que gera lucros para empresas grandes. Nesta dimensão o foco é mudar o modelo de competição para o de cooperação , inteligência coletiva , livre e partilhada.
Politicamente são grupos de pessoas , um movimento social , que batalha pela modificação da sociedade , que pensa somente nas grandes empresa com seus proprietários e acionistas. Esse movimento busca e ensina a sociedade a desenvolver e construir, a partir de valores , uma população com solidariedade , democracia , cooperação , preservação do planeta e os direitos humanos.
Conclusão
Olhando pelo lado da economia , as gerações numa família se constrói através de laços solidários. Os pais cuidam dos filhos , e depois quando os pais ficam idosos , os filhos cuidam dos pais. A solidariedade é essencial para as gerações de uma família continuar