A economia solidaria e o trabalho associativo
Leite, Márcia de Paula. A economia Solidária e o Trabalho Associativo: Teorias e Realidades. Revista Brasileira de Ciências Sociais Vol.24 nº69 fevereiro de 2009, 18p.
Márcia de Paula Leite possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Ciência Politica pela Universidade Estadual de Campinas (1983), e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é professora titular-ms6 da Universidade Estadual de Campinas. Faz parte do conselho editorial das seguintes publicações: Revista latinoamericana de estudios del trabajo, Enterprise and Work Innovation Studies, Sociología del Trabajo, Revista Trabajo e Organizações e Trabalho. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Mercados de trabalho, reestruturação produtiva, sindicatos.
O artigo é constituído de Introdução, Subtítulos e Considerações Finais. Na introdução a autora fala que o texto consiste em um balanço de estudos sobre Economia Solidária. Trata-se de discutir, de um lado, o quadro teórico que os estudos sobre o tema vem conformando, tanto em nível internacional, como nacional, e, de outro, a importância que o fenômeno vem adquirindo nos dois casos. Em primeiro lugar, busca delimitar a discussão teórica sobre o tema, e em segundo, ele se debruça sobre o exemplo argentino, uma das experiências mais interessantes de difusão do cooperativismo como um fenômeno social expressivo nos primeiros anos da presente década. Finalmente, o texto propõe uma análise da experiência brasileira a partir de balanços nacionais. È no quadro atual de crise do trabalho assalariado que os estudiosos começaram a detectar um conjunto de movimentos criados por trabalhadores que perderam seus empregos e que não conseguiram se reinserir no mercado de trabalho ou por aqueles que vivem na informalidade. Centrada especialmente, na formação de