Civilizações orientais em relação aos dias atuais
“Civilização é o estagio de desenvolvimento cultural em que se encontra um determinado povo. Este desenvolvimento cultural é representado pelas técnicas dominadas, relações sociais, crenças, fatores economicos e criações artisticas.”
Hoje, tudo que temos de mais precioso em cultura originou se a mais de 5 mil anos atrás, quando apareciam as primeiras civilizações, chamadas de civilizações fluviais, devido as contruções beirando os rios. Desde então vivemos em uma crescente de informações através da história de nossos antepassados.
Algumas das regiões responsavéis por estes fatos foram o Egito, Mesopotâmia, India, China e Hebreus, que contribuiram para a maior parte do que somos atualmente. Cada um deles apresentam situações que ainda hoje vivenciamos, como por exemplo:
A mesma filosofia usada em 1250 a.C pelos Hebreus é atualmente igual, pois se falorizavam os antepassados, nascia o judaismo e a liberdade de escolha para religiões, e a educação era para os mais ricos, já na Índia, a educação era dada ao ar livre, o mestre venerado e as diciplinas não haviam castigos, no Egito os textos eram aprendidos mediante a repetição (Mnemônica) e as aulas eram frequentadas por pouco mais de vinte alunos sendo eles filhos de pessoas importantes do país, surge nesta fase a escrita, porém alguns pontos ainda temos de melhorar.
Segundo pesquisas do Ministério da Edução, no Brasil são 16 milhões de analfabetos, pessoas que não conseguem sequer escrever um bilhete. Já os que não chegaram a concluir a 4ª série do ensino fundamental I, somam 33 milhões, concentrados em 50% no norte e nordeste do país.
Lao Tsé fundou o taoismo a partir da noção do Tao“ o Caminho”, na China se visava e ainda hoje o faz, a prática da meditação e a não violencia, é ainda considerada o país mais sucedido e modelo em parte educacional, no entanto, a violência mata mais de 1,6 milhão de pessoas no mundo a cada