Civilizações hidraúlicas
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS – DCHTCAMPUS XIX – CAMAÇARI – BA
CURSO: BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
EDSON DE MELO
FÁBIO BRUKS
GEONANE SANTOS
IONARA SANTOS
JOÃO JOSÉ DIAS
JOELMA ALINE
JORGE WASHINGTON
LIDIANE MOZER
MONIQUE NUNES
WELDON MOTA
CIVILIZAÇÕES HIDRÁULICAS
Camaçari
2009
EDSON DE MELO
FÁBIO BRUKS
GEONANE SANTOS
IONARA SANTOS
JOÃO JOSÉ DIAS
JOELMA ALINE
JORGE WASHINGTON
LIDIANE MOZER
MONIQUE NUNES
WELDON MOTA
CIVILIZAÇÕES HIDRÁULICAS
Trabalho apresentado como parte da avaliação da disciplina História da Economia ministrada pelo docente Alex de Souza Silva do curso de Ciências Contábeis.
Camaçari
2009
Introdução
As mais antigas civilizações da História surgiram na Antiguidade Oriental entre os anos 4.000 a.C. e 2.000 a.C. Localizavam no Oriente próximo ao Oriente Médio e litoral do Mediterrâneo Oriental, pois ali, em meio terras áridas e extensos desertos, era possível encontrar áreas extremamente férteis, especialmente às margens de grandes rios, como o Nilo, o Tigre, o Eufrates e o Jordão. As Principais civilizações da Antigüidade Oriental foram: egípcios (Vale do Nilo) mesopotâmicos (Vale do Tigre e Eufrates) hebreus (Vale do Jordão) fenícios (Líbano atual) persas (Planalto do Irã) hindus (Planície Indo-gangética) chineses (Vales do Tang-tse e Huang Ho).
Estas civilizações apresentaram características comuns como a escrita, a arquitetura monumental, a agricultura extensiva, a domesticação de animais, a metalurgia, a escultura, a pintura em cerâmica, a divisão da sociedade em classes e a religião organizada (estruturada com sacerdotes, lugares para reverenciar os deuses e assim por diante). A invenção da escrita permitiu ao homem registrar e difundir idéias, descobertas e acontecimentos que ocorriam ao seu redor. Esse avanço é responsável por grandes progressos