Biologia Celular
Transformação química e física dos elementos biogênicos desde sua nucleossíntese estelar até sua incorporação e modificação subseqüente em corpos planetários e na bioquímica terrestre. Inclui o mecanismo de incorporação de elementos biogênicos em moléculas e sistemas moleculares complexos, levando à origem da vida.
2ª) Qual o objetivo da célula?
Desenvolver todas as atividades relacionadas à sobrevivência do organismo e reproduzir-se.
3ª) As células variam segundo o quê? Varia nos diferentes seres vivos e nos diferentes tecidos. Existem, entretanto, substâncias comuns a todas as células, que abrangem dois grupos: as inorgânicas e as orgânicas.
4ª) Quais as partes que compõem as células e suas funções principais?
Membrana Plasmática: Invólucro responsável pela troca de substâncias entre o meio intracelular e meio extracelular. Núcleo: Controla toda a atividade celular. Mitocôndrias:
Principais etapas da respiração celular e Fosforilação do ATP. Cloroplastos: São organelos que possuem uma membrana dupla, onde se encontram pigmentos envolvidos na fotossíntese. Vacúolos: Organelos de tamanho variável rodeados por uma membrana. Tem como função reserva de água.
Retículo
endoplasmático: Sistema de túbulos, vesículas e canalículos, envolvido na síntese de proteínas, lipídios e hormonais. Complexo de Golgi: Armazenamento, distribuição e secreção de substancias como proteínas, glicoproteinas, etc.. Lisossomas: Intervêm nos mecanismos de digestão celular: Autofagia e heterofagia. Ribossomas: São pequenas estruturas constituídas por duas porções, estas são fundamentais para a síntese de proteínas. Parede celular:
Envolve as células vegetais conferindo-lhes proteção e suporte. Centríolos: Organização do fuso acromáitco.
Citosqueleto:
Manutenção da forma da célula, suporte dos organelos e ação nos