Muro de Gabiões
A palavra provém do italiano gabbione, aumentativo de gabbia, que significa «gaiola» Um gabião ou cestão é um tipo de estruturas armada, flexível, drenante e de grande durabilidade e resistência. Os gabiões são produzidos com malha de fios de aço doce recozido e galvanizado, em dupla torção, amarradas nas extremidades e vértices por fios de diâmetro maior. São preenchidos com seixos ou pedras britadas. São utilizados em estabilização de taludes, obras hidráulicas, viárias, etc. E podem ser encontrados em três formatos: caixas, colchões, sacos; em diferentes tamanhos.
Sua historia
O gabião era originalmente um sistema defensivo utilizado para proteger rapidamente uma posição do fogo de artilharia ou de balas. Apareceu por volta do século 16 e foi substituído no século 20 pelo sistema do saco de areia, mais simples de utilizar.
O gabião compõe-se então de uma espécie de cesto em vime cheio de terra e gravilha, destinado a proteger das balas e amortecer as explosões. Os cilindros de vime eram leves e podiam ser transportados de um modo conveniente num carro de munições, particularmente se fossem feitos em vários diâmetros, de modo a poderem ser inseridos uns nos outros. No local de utilização seriam colocados em posição e cheios de terra para formar um verdadeiro muro em torno do canhão.
Gabiões com canhões, ilustração dos finais do século 16.
Gabiões em vime (século 16)
O gabião ainda é usado militarmente no século 20.
Iraque, construção de muro com gabiões.
Características
As obras em Gabiões e Colchões Reno constituem uma estrutura:
Armada
Flexível
Econômica
Durável
Ecológica
Armada porque a presença da rede confere homogeneidade e torna a estrutura monolítica.
Não deve ser considerada como um invólucro para a contenção das pedras de enchimento. A titulo de exemplo, um muro em Gabiões com 5 m de altura e com 3 m de base é armado com 54 m2 de rede por cada ml.
No entanto, a rede que