Villa Savoye - Le Corbusier
CORBUSIER, Le
Neste artigo, trataremos do arquiteto Le Corbusier, sua contribuição para a Arquitetura Moderna e a construção da Villa Savoye, sua localização e características.
Segundo Baker (1998) Charles-Edouard Jeanneret, mas conhecido como Le Corbusier, foi um arquiteto, pintor e urbanista que nasceu em La Chaux-de-Fonds, na Suíça, em 6 de outubro de 1887. Viveu a maior parte de sua vida na França. Fez várias viagens pelo mundo e entrou em contato com diversos estilos de diferentes épocas. Contribuiu para uma Nova Arquitetura formulando os cinco pontos arquitetônicos, que constituem a maior herança para a arquitetura moderna.
Weston (2004) lista os cinco pontos da nova arquitetura:
1- Pilotis: os pilares ou pilotis elevam a casa do chão, liberando o solo para o trânsito de pessoas e veículos, e permitindo também uma relação “interno-externo” entre observador e morador.
2- Terraço-jardim: aproveitamento da última laje da edificação como espaço de lazer.
3- Planta livre: a estrutura independente permite que as paredes divisórias sejam dispostas livremente, já que elas não exercem função estrutural.
4- Fachada livre: a disposição das aberturas na fachada é independente da configuração estrutural do edifício, e não mais junto à fachada.
5- Janela em fita: longas janelas horizontais que permitem a iluminação constante e homogênea, ao mesmo tempo em que evitam a ornamentação excessiva.
A Villa Savoye está localizada em Poissy, na França e foi construída entre 1928 e 1930, por Le Corbusier, sob encomenda da família Savoye. A residência abrange cerca de 350 e 400 m² e foi abandonada durante a ocupação alemã na França, na Segunda Guerra Mundial. Em 1963 foi considera patrimônio arquitetônico por parte do governo francês.
Segundo Baker (1998), o terreno está localizado em um campo fora da cidade, circundado por árvores e com vista para o norte e para o oeste. Cornoldi (1999) diz que a casa fica próxima a uma colina, de onde se avista o Vale