villa savoye
Poissy, França
A casa erguer-se-á no meio dos campos como se fosse um objeto e sem perturbar nada à sua volta
Le Corbusier
Villa Savoye
Situada nos arredores de Paris, França, e concluída em 1931, Villa
Savoye é uma casa de campo particular projetada pelo arquiteto suíço Charles-Édouard Jeanneret, conhecido por Le Corbusier.
Rapidamente se tornou um dos edifícios que mais influenciaram a arquitetura de estilo internacional e que cimentaram a reputação de Le Corbusier, fazendo dele um dos arquitetos mais importantes do século vinte.
Significado arquitetónico
Quando a construção da Villa Savoye começou em 1928, Le
Corbusier era já um arquiteto famoso a nível internacional.
O seu livro Vers une Architecture (Por uma Arquitetura) tinha sido traduzido para várias línguas, enquanto que o seu trabalho no edifício Centrosoyuz em Moscovo, o tinha posto em contato com os vanguardistas russos. Tendo sido um dos membros fundadores do Congresso Internacional de
Arquitetura Moderna (CIAM), ele também se estava a tornar conhecido como um importante e notório propagador da arquitetura moderna.
© Fondation Le Corbusier
Villa Savoye seria a última de uma série de Casas de campo em “estilo purista” brancas projetadas e construídas por Le
Corbusier e pelo seu primo Pierre Jeanneret, dentro e à volta da cidade de Paris durante os anos 20. Encorajado pela
carta aberta da família Savoye, Le Corbusier garantiu que o design da casa se tornaria a representação física dos seus ideais de “Pureza Total”.
© Fondation Le Corbusier
2
A casa viria a ser construída de acordo com os emblemáticos
“Cinco Pontos” que Corbusier tinha desenvolvido como princípios orientadores para o seu estilo arquitetónico modernista:
1: Pilotis, tal como colunas ou pilares que elevam o edifício e permitem prolongar e dar continuidade ao jardim situado em baixo. 2: Cobertura plana, que servia de jardim e de terraço, reclamando para a natureza