Villa Savoye
Charles-Edouard Jeanneret, mais conhecido por Le Corbusier, existiu entre 1887 e 1965, na Suíça, mas viveu a maior parte da sua vida na França. Mais que um arquiteto também era pintor, designer, escritor, escultor e urbanista, é considerado uma das figuras mais importantes da arquitetura moderna no século XX, ele projetou várias obras, como por exemplo, Villa Savoye.
A Villa Savoye foi projetada e construída na entre 1928-1931, em Poissy na França, considerada um marco na historia da arquitetura moderna, devido à sua estética radicalmente inovadora, rompendo com a estética do passado. Le Corbusier desejava mudar o conceito arquitetônico da época, utilizando aspectos que fossem tão modernos quanto o novo século, a revolução industrial. Para ele a beleza estava na proporção e na geometria que combinava retas e formas geométricas.
Le Corbusier elaborou os ‘Cinco Pontos da Nova Arquitetura’, apresentados em seu livro Vers une Architeture, escrito em 1927, que é um guia de elementos para serem incluídos no projeto. Os cinco pontos da nova arquitetura pode ser considerado como uma interpretação moderna de Vitrúvio, Dez Livros sobre Arquitetura. A Villa reproduz em si mesma esses pontos: construção sobre pilots - tirando a edificação do solo, tornando ele uma expansão do espaço externo; terraço (jardim) - evitando a cobertura tradicional em telhados tornado as coberturas em terraços habitáveis; planta livre de estrutura - resultado da independência das paredes internas e externas da estrutura; fachada livre - deixando de ter a função de sustentar a parede, a composição das aberturas funciona de forma independente da estruturação de edifício, janela em fita - também consequência da independência entre estrutura e vedações.
A casa tem a aparência de um prisma de base quadrada, erguido do solo por pilotis (colunas), ao se apoiar neles disponibiliza espaço para jardins, com isso temos a