A educação Jesuitica
Ao chegar no Brasil em 1500 portugal surpreendeu-se com povo presente,um povo tribal sem costumes,sem educação,segundo eles.
Após a descoberta passou-se quase 50 anos para fala-se em educação pois de inicio os colonizadores só tinha a precupação de explorar os recursos presentes, a fauna,flora,e os recursos minerais,segundo o autora Aranha Maria Lúcia de Arruda(2006,pág139) “a educação não consistia uma prioritária,já que o desenpenho de funções na agricultura não surgia formação especial”.
Pouco tempo depois é criada a campanha de Jesus,fundada em 1534 pelo europeu Inácio de Loyola(militar espanhol) e aprovada pelo papa Paulo III,em 1540,esta ordem estava ligada á autoridade papal,ou seja se distanciava da igreja católica e enviado ao Brasil com o objetivo de catequizar os indigenas e impedir que os colonos se desviassem da fé católica.
Em 1549 chega ao Brasil o primeiro governador geral,Tomé de Sousa,acompanhado por diversos jesuitas entre eles um dos que mais se destacou e escreveu grande importância na formação da educação jesuitica,Manoel de Nóbrega.
Manoel de Nóbrega montou um plano de curso adptado ao local seguia as seguintes etapas:
*O Aprendizado do Português,Doutrina Cristã,e a escola de ler e escrever.
*Música Instrumental e Canto Orfeônico.
*Gramática Latina
*Aprendizado profissional ligado a agricultura
*Viagem á europa
È possivel observar que ao concluir o curso de musica instrumental e canto orfeônico alguns alunos por não possuir condições financeiras, passaram a trabalhar na agricultura,caso contrário,como ocorria com os de condição mais favoravél,geralmente pertencentes a elite ou a nobreza,estudava a gramática latina e ao terminar concluia os estudos na Europa,grande estudava Direito,Medicina ou Filosofia.
No inicio da catequização os jesuitas tiveram uma certa dificuldade por se tratar de hábitos,costumes,lingua,totalmente diferente daquelas.
Por isso ao iniciar a