Primeiras Civilizacoes Egipto
Este presente trabalho irá abordar as primeiras Civilizações no seu aspecto económico visto que na sua totalidade foram formadas nas margens dos rios Nilo (Egipto), Jordão (Israel/Palestina), Tigre e Eufrates (Mesopotâmia, actual Iraque e Kuwait), ou seja, estudaremos somente a região do Crescente Fértil. Não ignorando a existência de outras civilizações nascidas às margens de outros importantes rios, tais como os Indo e Ganges (Índia) e Amarelo e Azul (China) e tantos outros casos. Estas civilizações serão analisadas em trabalhos futuros. Neste momento, a pesquisa ocorrerá somente em torno do surgimento dos Estados da região do Crescente Fértil. Técnicas hidráulicas são invenções capazes de aumentar a produtividade do rio. São exemplos de técnicas hidráulicas desenvolvidas: a construção de diques para evitar inundações, a criação de canais para ampliar a área de plantio e a criação de represas para armazenar água visando sua posterior utilização no período de seca.
Objectivos:
Geral:
Conhecer a Economia das primeiras civilizações.
Específico:
Identificar a base da economia nas primeiras civilizações;
Caracterizar a economia das primeiras civilizações;
Mencionar a importância dos rios no desenvolvimento das civilizações;
Metodologias:
Obras bibliográficas
Artigos de websites
Obras no formato Pdf
1.Economia das Primeiras Civilizações
1.1 Egipto
1.1.1 Localização de Egipto
O Egipto situa-se a nordeste de África e tem como limites o mar Mediterrâneo a norte, o deserto da Núbia a sul, o deserto da Arábia e o mar Vermelho a leste e o deserto da Líbia a oeste.
Tal como hoje, o Egipto Antigo era um território quase desértico, cortado por um estreito e fértil vale, cavado pelas águas do rio Nilo.
1.1.2 A acumulação de excedentes A construção atrás referida foi desenvolvida pelas comunidades dos vales dos rios e os resultados, foram óptimos: abundantes colheitas de cereais, frutos e produtos hortícolas, dando origem à produção de excedentes.