HIstoria da Educação e da Pedagogia
Ocorreu o chamado Neolítico ou Idade da Pedra Polida de acordo com o processo de hominização passar por diversos períodos até acontecer este chamado por volta de 8 mil a 10 mil anos atrás.
Com aperfeiçoamento das técnicas agrícolas e de pastoreio, grupos humanos abandonaram a vida nômade e tornaram sedentários. Esse povo fabricavam utensílios de cerâmica de pedra polida de cestaria entre outros, com o tempo passaram a utilizar metais como o cobre e o bronze. Também desenvolveram uma arte cada vez mais refinada, além de inventarem formas diferenciadas de escritas e acumularem diverso saberes.
Por volta de 5 mil anos iniciou a civilização nas regiões banhadas por rios, e ficou conhecido pelos historiadores como rios fluviais (ou sociedades hidráulicas) as planícies incrustadas nos desertos a terra se tornava fértil e o curso d’agua com isso favorecia o intercâmbios dos mercadores. Assim aconteceu o surgimento da Mesopotâmia (ás margens do rio Tigre e Eufrates), o Egito (“uma dádiva do Nilo”), a Índia (rios Indo e Ganges) e a China (rios Yangtsé e Hoang-Ho).
Por mais que estas civilizações tinham diferenças todas impuseram governos despóticos de caráter teocrático em que o poder absoluto do rei ou do imperador era sustentado em sua crença de acordo com a sua origem divina.
No Egito o faraó era o supremo sacerdote e considerado filho do deus Sol, já na China o imperador era filho do deus Céu. Este tipo de organização era politica mantinha a sociedade a viver coisas do passado, a China era a das mais conservadoras ficou com as influências ocidentais até o século XIX.
As civilizações orientais se diferenciam tanto das comunidades tribais quanto das civilizações greco-romanas que iniciou mais tarde, por representarem a transição de uma comunidade sem divisão para a sociedade de classe.
A terra não pertencia a todos como eram feitas na tribo e sim era do