As civilizações da Antiguidade Oriental nos livros didáticos
O presente relatório, tem por finalidade analisar como a História da Antiguidade Oriental está sendo tratada nos livros didáticos do ensino fundamental e qual a importância desse estudo para o mundo atual.
Os livros escolhidos para devida pesquisa, foram dois livros didáticos de História do 6º ano, o primeiro (BARBOSA, MOTOOKA, 2012) que foi disponibilizado pelo MEC para os anos 2014/2015/2016, e o segundo (MARTINS, 1997) sendo disponibilizado no ano 2000; e para comparação utilizamos o livro As primeiras civilizações (PINSKY, 2011).
Escolhemos os livros do 6º ano do ensino fundamental, porque é onde temos o primeiro contato com a História da Antiguidade Oriental, o que veio a nos proporcionar fazer uma análise de como essa história vem sendo abordada nesse período da vida escolar.
Com essa pesquisa podemos fazer uma comparação do que é passado no ensino fundamental com o que estamos estudando atualmente no curso de Ciências Humanas. Através desse estudo, podemos ver as grandes influências que a Antiguidade Oriental trouxe para o mundo atual.
2 PONTOS RELEVANTES SOBRE AS CIVILIZAÇÕES DA ANTIGUIDADE ORIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
À princípio de análise, o livro didático pesquisado, inicia o capítulo fazendo um apanhado geral sobre as civilizações da antiguidade oriental, como podemos perceber no trecho seguinte:
As primeiras civilizações desenvolveram-se no Crescente Fértil. Elas se caracterizam pela organização de um Estado fortemente influenciado pela religião, pela criação de sistemas escritos de registro e controle de informações e pela formação de uma sociedade complexa, marcada por desigualdades sociais e econômicas. (BARBOSA, MOTOOKA, 2012, p. 44)
Achamos o livro didático Para Viver Juntos: História (BARBOSA, MOTOOKA, 2012) bastante relevante, pois, apresentou diversos aspectos das civilizações antigas, de forma fácil e de bom entendimento, até melhor do que o livro História: 5ª série