Civilidade
Um estilo de vida.
Conversando sobre Sociedade e
Cidadania
O homem é por natureza um ser social.
Isto quer dizer que ele não vive isolado, une-se em grupos ou em comunidades e relaciona-se com outros indivíduos no seu cotidiano. Como é a convivência entre esses grupos?
Desde o tempo das cavernas, os homens, para viver em sociedade e voltados para o bem comum, foram evoluindo e se organizando. Até hoje desempenham diferentes papéis e criam regras e normas de conduta que orientam o convívio social.
Essa orientação compõe o que podemos chamar de “Cultura de uma Sociedade”.
Lembre-se sempre:
São os direitos e deveres que regem, orientam e estabelecem a ordem sem prejuízos para a condição humana.
As noções básicas sobre Cultura, Valores,
Cidadania, Direitos e Deveres que você recebeu muito contribuirão para o seu modo de pensar e agir cada vez melhor como cidadão.
Mas isso não basta, conviver exige muito mais!
Conviver bem com as pessoas exige a prática da
“Empatia”
Empatia? O que é isso?
Empatia diz respeito a condição de cada um colocar-se no lugar do outro, para entender e interpretar a maneira como as pessoas se comportam e se relacionam.
Vamos entender isso melhor
Você está ouvindo um som em volume bastante alto e um vizinho vem pedir-lhe para abaixar o som um pouco. Você o vê como um “chato de galochas”. O que é galochas? É um artigo que não se usa mais, feito de borracha para encobrir o calçado e não suja-lo em dias de chuva.
Mas vamos voltar ao assunto, você o acha assim porque não considera as razões dele.
Vamos entender isso melhor
E se fosse ao contrário? Você poderia estar com algum problema e você pediria. Você gostaria de ser considerado um chato?
Procuremos sempre olhar também o lado do nosso vizinho. Praticando a empatia, poderemos ter uma vida melhor e mais pacífica. Cidadania? O que é isso?