CIVILIDADE
INTRODUÇÃO 3
CIVILIDADE 4
CONSIDERAÇÕES FINAIS 6
INTRODUÇÃO
O ser humano tem perdido o respeito pelo outro humano, esquecendo dos bons costumes, princípios como educação, amor ao próximo, solidariedade, caridade e estamos vivenciando uma total ausência de valores. Não sabemos, ou não queremos ver quais são os limites em relação ao próximo e jogamos a responsabilidade da educação para a escola. O papel da escola é muito importante na educação do indivíduo, porém, não é o suficiente para a formação deste.
Necessitamos iniciar uma mudança em nossas atitudes para melhorar nosso relacionamento interpessoal e nosso convívio social, passando pelo entendimento e a prática da civilidade, que veremos neste trabalho.
CIVILIDADE
Com origem do latim “civilitate”, significa o respeito pelas normas de disciplina e organização entre os membros de uma sociedade. É a observação das boas maneiras em sociedade, é agir com cortesia, urbanidade e polidez. É o conjunto de formalidades observadas entre si pelos cidadãos em sinal de respeito mútuo e consideração. Civilidade pode ser desmembrada em três acepções. A primeira refere-se à civilidade enquanto uma espécie de ciência com regras e tratados que se confronta com uma segunda definição na qual é entendida como um modo de ser sociedade. Já num terceiro momento, observa-se a identificação da noção da civilidade com a idéia de honradez e cortesia. A partir dos primeiros decênios do século XIX, o conceito de civilidade difunde-se entre um número cada vez maior de pessoas através de textos de caráter pedagógico e deste modo, na sua antiga acepção enquanto um modo de ser distinto na sociedade passa a ser como um código de conduta que não diz mais respeito a uma determinada camada social.
Com o passar dos tempos, a palavra civilidade ampliou-se e abrange também o conceito de civilização, onde, quanto maior a civilidade e mais evoluída uma nação, maior é o seu grau de