Civilidade
Laleska corrêa Narloch
Março/2014
A presentaremos o conceito de civilização , o modo com que as pessoas se comportam, juntamente com os hábitos de higiene que também entram nesse conceito. Relatando também sobre a revolta da vacina que foi um movimento importante para a melhoria da sociedade contra doenças, ligando ao assunto de higiene que está relacionado com os Tigreiros e a população da época. Nos ensina a perceber que há aspectos da sociedade que julgamos ter sempre existido, mas que passaram por um longo processo de desenvolvimento até tomar a forma que conhecemos. Isso vale para as formas de governo, para os modelos de família e também para as boas maneiras o os costumes.
Aprendemos que as normas são criadas e recriadas para conter os impulsos ou ações instintivas das pessoas fazendo elas agirem da forma que a sociedade em geral julgam certo .
O conceito de civilização expressa uma cadeia de lentas transformações dos padrões sociais .
Sendo assim digamos que civilidade, é quando as pessoas agem tendo em mente aquilo que é certo ou errado, fazendo aquilo que os outros em geral julgam certo. E por meio da civilidade o individuo aprende a lidar com integrantes de seu grupo ou de grupos diferentes
O filosofo Erasmo de Rotterdam escreveu um pequeno tratado intitulado Da civilidade em crianças que procurava ensinar regras de boas maneiras, de comportamento diante dos outros, controle dos gestos e da postura.
Tratava principalmente de que diz respeito a higiene , também de como se comportar-se a mesa , e como usar corretamente os talheres em vez de usar a mãos .
Erasmo queria através da educação de crianças criar uma sociedade mais evoluída, pensava em transformações para um futuro melhor , com respeito e o uso das boas maneiras.
Há muito tempo as cidades e vilas brasileiras estavam em situação de imundice, lixos animais mortos e os dejetos eram
depositados