JOINT VENTURE
MARIA CLAUDIA TÁVORA
MÁRCIO ARRUDA DE ALMEIDA
1. INTRODUÇÃO
Para bem entendemos o que seja uma joint venture, e necessário conhecer sua essência, seu funcionamento bem como suas origens e características.
As Joint Venture teve seu surgimento nos Estados Unidos, para assim as empresas pudesse formar um tipo de alianças entres si para alcançar um novo tipo de mercados e obter um bom negocio.
Como as Joint Venture são formadas a partir de um contrato de colaboração empresarial entre empresas independentes, denominadas em outros países de sociedades entre sociedades, filial comum, associação de empresas etc., esse tipo de contrato e considerado como forma de aliança entre as empresas que necessitam adquirir novas oportunidades e conhecimentos.
Sua formação tem seu inicio através de um projeto ou empreendimento e sua duração pode ser de curto ou logo prazo determinado, no decorre no trabalho iremos nos aprofunda mas sobre a formação da Joint Venture. Sua criação pode desenvolver uma serie de atividades, tais como, projetos industriais, execução de obras, pesquisas e desenvolvimentos, atividade financeiras, prestação de serviços, etc.
Entre os membros das empresas que forma a Joint Venture, deve estabelecer uma relação mutua confiança e boa fé, esses membro deve contribuir com a formação através de varias participações.
Algumas etapas são fundamentais para a formação da Joint Venture, onde pode ser observado varias motivos para dar inicio a uma Joint Venture, primeiro deve se analisar as possibilidades e fatores que levam a decisão para a formação, no segundo passo e o encontro com o sócio onde será planejado o empreendimento, no terceiro passo vamos observar a implementação do projeto e as soluções nas questões que surgi no decorre da criação, e por fim na quarta etapa e o período onde ser efetuado a organização da empresa, so depois destas etapas a Joint Venture tem sua formação concluída.
Esse tipo de investimento e uma grande