joint venture
É uma expressão de origem inglesa que significa a união de duas ou mais empresas já existentes com o objetivo de iniciar ou realizar uma atividade econômica comum, por um determinado período de tempo e visando, dentre outras motivações, o lucro. As empresas que se juntam são independentes e no processo de criação da Joint Venture podem definir se criam uma nova empresa ou se fazem uma associação (consórcios de empresas). Essa aliança compromete as empresas envolvidas a partilharem a gestão, os lucros, os riscos e os prejuízos. Para constituir uma Joint Venture, é necessário cumprir várias etapas e estabelecer objetivos, estrutura e a sua forma.
O que influencia as empresas para estabelecerem uma joint Venture:
Permite as partes envolvidas beneficiarem do Know-How, conseguindo superar barreiras em um novo mercado.
Beneficiar de novas tecnologias.
Investigar e expandir atividades que tenham em comum.
Competir de forma mais eficiente e ampliar mercados visando à internacionalização.
Joint Venture se divide em
I. Joint Venture contratual (non corporate), na qual não existe a formação de uma nova empresa (não tem personalidade jurídica).
II. Joint Venture societária, que implica a criação de uma nova empesa que tem personalidade jurídica própria.
Dentre as várias empresas que fizeram Joint Venture no Brasil, temos como exemplo a empresa BRF - Brasil Foods (empresa de produtos alimentícios), que no ano de 2012 associou-se à empresa DCH – Dag Chong Hong Holding Limited com o objetivo de distribuir no mercado chinês produtos alimentícios in natura e processados, e desenvolver a marca Sadia na China.
Vantagens da Joint Venture
Uma das principais vantagens da Joint Venture é que as empresas envolvidas partilham os riscos e custos dos projetos requerem um grande investimento da fase inicial, além disso, a Joint Venture oferece a oportunidade de diferentes empresas aprenderem umas as outras, ultrapassando os desafios de forma mais eficiente e