Joint Venture
A expressão significa a união de duas ou mais empresas já existentes que possuem como objetivo comum realizar uma atividade econômica, durante um tempo limitado, e seu objetivo será obter benefícios econômicos.
Embora essas empresas busquem com essa associação um ganho, mas esse ganho nem sempre é o mesmo para ambas. Por exemplo, uma visa o lucro e a outra pode estar à busca de novas tecnologias, ou seja, inúmeras motivações podem existir para cada partícipe do empreendimento conjunto.
Durante o processo de criação da joint venture, as empresas podem definir se criam uma nova ou se fazem uma associação (consórcios de empresas).
As joint ventures podem ser classificadas em vários tipos, conforme a nacionalidade de seus integrantes, o maior ou menor risco ( responsabilidade patrimonial ) dos seus partícipes, quanto à aquisição de personalidade jurídica autônoma e a forma societária adotada , quanto à sua duração e quanto às atividades que desenvolverão.
Quanto à nacionalidade : nacionais e internacionais
Podem as joint ventures constituir-se de partícipes sediados em um só país ou em vários países. No primeiro caso, nacional se lhe chama, enquanto que no segundo caso são elas denominadas internacionais.
Quanto ao risco
Um investimento direto é aquele, que se sujeita aos azares do negócio, colocado em risco de perder, caso os negócios tenham insucesso, ou auferir lucros, na eventualidade de sucesso do empreendimento.
Já o investimento indireto ou empréstimo a posição do investidor é a de credor num empréstimo, normalmente com remuneração pré-fixada, podendo conter ainda cláusula de risco.
Quanto à forma jurídica adotada : corporate e non corporate jointventures
a) Corporate joint ventures – quando os partícipes da joint venture resolvem formar uma pessoa jurídica diversa da suas próprias personalidades jurídicas,constituindo uma sociedade dentro do quadro legal do país onde pretendem estabelecer sua sede ou onde exercerão suas