ciumes patologico
Relevância
Henrique Meneghini Dihl, Ana Maria Tramünt Ibaños (orientador) Faculdade de Letras, PUCRS, Programa de Educação Tutorial Resumo Introdução Segundo a Teoria da Relevância (Sperber & Wilson, 1995), a comunicação envolve processos de codificação e decodificação, além de processos inferenciais. Na comunicação, deve haver uma manifestabilidade mútua entre os falantes: enquanto o comunicador tem a intenção de informar algo de maneira ostensiva a uma audiência, o receptor está envolvido no processo inferencial - em fazer inferências, sobretudo, a partir do dito.
Essas inferências feitas pelo receptor dependem de vários fatores. Entre eles estão o conhecimento prévio que o receptor tem sobre o assunto, o contexto no qual se dá a comunicação e, também, fatores psicológicos que podem afetar a interpretação.
Esta pesquisa tem, portanto, como principal objetivo analisar de que maneira o estado emocional pode influenciar nas inferências feitas pelo receptor. Para isso, serão utilizadas, como objeto de estudo, algumas cenas do filme Otelo, adaptação da obra Otelo, o Mouro de
Veneza, de William Shakespeare.
Este filme tem, como um de seus principais temas, o ciúme. Motivado pelas intrigas de seu suboficial Iago, Otelo passa a questionar a fidelidade de sua esposa Desdêmona. Como o personagem torna-se obcecado pela idéia da traição, pode-se observar, nos diálogos do filme, a influência desse sentimento no processo inferencial do personagem.
Em função disso, este filme é um bom exemplo para que se faça a análise do fenômeno abordado no presente trabalho que terá, como base teórica, um estudo detalhado da Teoria da
Relevância e textos que trabalham sobre o ciúme nesta ótica.
3327X Salão de Iniciação Científica – PUCRS, 2009
Metodologia
A primeira etapa da pesquisa consiste em uma pesquisa teórico bibliográfica acerca da