Ciúme em relacionamentos amorosos - Pesquisa em psicologia
Disciplina: Pesquisa em Psicologia
Acadêmicos: Maísa Hodecker
Instituição: Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE
Curso: Psicologia
Professora: André Luiz Thieme
Data: 24/11/2014
INTRODUÇÃO
O presente estudo se constitui na tentativa de compreensão do ciúme em relações amorosas heterossexuais na contemporaneidade, considerado um dos sentimentos que há muito tempo está presente na vida do ser humano. Ainda, buscou-se entender o ciúme e como ele se manifesta em um indivíduo, identificar a influencia do ciúme na dinâmica de um relacionamento amoroso bem como caracterizar o ciúme enquanto normal e patológico.
A relevância da escolha deste tema, é que o ciúme é um fenômeno natural do ser humano, que se desenvolve em todos os indivíduos e cada indivíduo representa este comportamento de formas diferentes, podendo muitas vezes tomar forma possessiva e doentia ocasionando um malefício para a saúde e para a vida social do indivíduo. Para tanto, este trabalho visa compreender o estudo do ciúme em relacionamentos amorosos heterossexuais contemporâneos, para que assim o leitor possa reconhecer as atitudes que podem interferir em relacionamentos amorosos e em suas vidas (ALMEIDA; RODRIGUES; SILVA, 2008).
Dessa forma, o ciúme pode ocorrer em quaisquer tipos de relacionamentos, porém está mais presente em relacionamentos amorosos. É relevante mencionar que todo individuo possui alguma manifestação de ciúme, contudo em níveis diferentes de apresentação, e demonstra esse ciúme de sua maneira, de acordo com sua personalidade (ALMEIDA; RODRIGUES; SILVA, 2008).
Mesmo sendo considerado por muitos uma demonstração de amor, afeição e atribuição de importância, o ciúme exacerbado pode destruir relacionamentos e abalar a saúde mental do indivíduo ciumento. Visto que, juntamente com o ciúme, vem a desconfiança de coisas inexistentes, ideias obsessivas prevalentes ou delirantes sobre infidelidade, o medo de seus parceiros se sentirem