Trabalho Sobre Celulas Tronco
As células-tronco são células que podem se transformar (diferenciar) em qualquer outras célula do corpo. Capazes de se renovarem por meio de divisão celular após longos períodos de inatividade e formando células de tecidos e órgãos com funções especiais.
Diferentemente de outras células, como as do sangue e musculares, que normalmente não se reproduzem, células-tronco podem se replicar diversas vezes. Logo, partindo de uma cultura de células-tronco é possível produzir milhares delas. Entretanto pesquisadores ainda não sabem o que promove essa proliferação e autorrenovação destas estruturas.
Outro misterio que os cientistas procuram desvendar relacionado a elas é a questão da diferenciação: como essas células indiferenciadas passam a possuir funções especializadas, como os gametas e células sexuais? Possuem apenas a informação que além dos sinais internos determinados por genes, o processo é ativado devido a fatores externos também como a secreção de substâncias químicas por outras células, o contato físico entre cas células que estão perto e a influência de certas moléculas.
Embora em muitos laboratórios se consiga induzir esta diferenciação atravez da manipulação de fatores de crescimento, genes e soros, o processo em si, não é inteiramente conhecido. Entretanto, encontrar a resposta para o esta situação aumentaria o potencial terapêutico das células-tronco, uma vez que células, tecidos e órgãos poderiam ser recriados em laboratório ou recuperados no próprio corpo. Seria possível támbém uma maior intendimento de doenças desencadeadas pela divisão anormal das células. Como o cancer.
Hoje em dia as pesquisas de tratamento com celulas tronco, tratam apenas leucemia e certas doenças no sangue.As perpectivas focam no longo prazo, se encontrando no momento em faze de testes,obtendo resultados positivos.Na Bahia, estudiosos da Fundação Oswaldo Cruz tratam com eficiencia cardiopatias causadas pela doença de Chagas. Já no Hospital