Citoquimica
O estudo de química acontece em 2 níveis: macroscópico (percebemos com nossos sentidos – uma reação química acontecendo, as características físicas dos diferentes materiais como cor, cheiro...) e microscópico (trata-se de átomos, moléculas, íons, ou seja, da teoria atômica).
Tipos de matéria: As substâncias químicas, cada uma com propriedades físicas e químicas distintas que as caracterizam e distinguem das outras; as misturas constituídas de 2 ou mais substâncias agregadas, mas mantêm intactas as suas propriedades características; e as reações químicas quando substâncias interagem entre si formando novas substâncias. Existem 2 tipos de substâncias puras, as simples/ elementos (não podem ser decompostas em substâncias mais simples que elas, são exemplos de substâncias simples: o ferro, alumínio, enxofre, ouro, oxigênio e o hidrogênio) as compostas (resultam da reação química entre substâncias simples, são exemplos: a água, a glicose, ácido sulfúrico e a vitamina C). A distinção clara entre substância pura e uma mistura de substância é muito importante. Uma das características de uma substância pura é que seja homogênea. Entretanto, muitas misturas apresentam, assim como as substâncias puras, aspecto uniforme. São as misturas homogêneas. Nesse caso, é necessário conferir as propriedades físicas tais como ponto de ebulição, ponto de fusão, densidade e outras. Uma característica importante para distinguir uma substância pura de uma mistura é que as substâncias puras ao passarem de um estado físico para outro, não sofrem variação de temperatura durante a mudança de fase.
Na natureza, as substâncias encontram-se quase sempre misturadas umas com as outras. Frequentemente as misturas são óbvias e facilmente identificadas, são as misturas heterogêneas, que apresentam aspectos diferentes, ex: água misturada com óleo. Entretanto, muitas misturas são homogêneas, apresentando uma só fase, ex: água salgada, café com leite. Estas podem