Colorações Citoquímicas
CURSO: Farmácia
DISCIPLINA: Hematologia Clínica II
PROFESSOR: Assuero Meira
TURMA: 8º / noite
ACADÊMICO: Jocicleber Costa
01. Questões dos slides:
- No primeiro slide os dois hemogramas apresentam valores normais de acordo com os valores de referência, sendo que os valores diferem sendo que o primeiro apresenta uma leve leucocitose, onde podemos supor que seja de uma pessoa de raça branca e o segundo apresenta uma leve leucopenia, onde podemos deduzir que seja de uma pessoa de raça negra. Pois é normal a raça negra apresentar um número menor de leucócitos em relação a raça branca.
- No segundo slide podemos deduzir que o primeiro hemograma apresenta valores normais, já o segundo apresenta valores indicativos de uma parasitose ou reação alérgica devido o aumento do número de eosinófilos que são produzidos em maior quantidade pela medula quando ocorre um desses casos.
- No terceiro slide o primeiro hemograma é indicativo de uma infecção bacteriana, pois durante esse tipo de infecção a medula passa a produzir neutrófilos em maior quantidade diminuindo a produção de outras células como os linfócitos. Já o segundo hemograma é indicativo de uma infecção viral, devido o grande número de linfócitos produzidos pela medula para combater esse tipo de infecção fazendo com que a mesmo reduza a produção de neutrófilos.
02. Colorações Citoquímicas:
- PAS (Ácido Periódico Schiff): Detecta o aldeído resultante da oxidação pelo ácido periódico, que em presença do reativo de Schiff (pararosanilina e metabissulfito de sódio) forma composto intracelular de cor magenta. Reage com depósitos citoplasmáticos de carboidratos, mucopolissacarídeos e glicoproteínas. Em células hematopoiéticas o glicogênio é a principal fonte de positividade. A maioria das células hematopoiéticas contém material positivo em concentração variável. A linhagem granulocítica tem positividade crescente com a maturação celular. Nos casos de LMA-M6, o PAS tem positividade