Leucemia em caes
O termo Leucemia é definido como uma proliferação neoplásica de células do sangue e medula óssea. A classificação de Leucemia depende da localização de células neoplásicas, da duração do processo e do tipo de célula envolvida. Em geral, o local das células neoplásicas mantém uma relação fixa com o sangue periférico. (Morrison, 1998)
Leucemia aleucemica é definida como uma proliferação neoplásica das células originais da medula óssea, sem ocorrer libertação das mesmas no sangue periférico.
Leucemia subleucemica é uma proliferação neoplásica das células de origem da medula óssea, em que só algumas destas células são libertadas na circulação geral.
(Couto & Nelson, 2006; Morrison, 1998)
Finalmente, Leucemia leucemica é uma proliferação neoplásica das células de origem da medula óssea, em que um número elevado destas células é libertado no sangue periférico. Em geral, quando aplicamos o termo “Leucemia”, estamos a referir-nos a uma Leucemia leucémica. (Morrison, 1998)
Os dois termos utilizados para descrever as leucemias quanto à duração do processo são aguda e crônica. Leucemia Aguda geralmente desenvolve-se muito rapidamente e tem um prognóstico mais reservado e grave. Geralmente existe um elevado número de células blásticas ou muitas células imaturas na circulação, o que faz com que o diagnóstico de leucemia seja relativamente fácil, mas na subclassificação destas alterações do tipo de célula é mais difícil devido à pobre diferenciação. Em contraste, a Leucemia Cronica corresponde à proliferação neoplásica de células bem diferenciadas. A partir do momento em que se observam células neoplásicas aparentemente morfologicamente normais, este tipo de leucemia muitas vezes torna-se difícil diferenciá-lo de uma marcada linfocitose devido a uma inflamação. (Morrison,
1998).
Historicamente, a classificação de alterações mieloproliferativas e linfoproliferativas tem sido baseada nas características morfológicas e colorações