Leucemias Miguel
Leucemia
• Condição patológica de animais e do homem, caracterizada
por
grande
hiperplasia dos tecidos hematopoiéticos ou linfopoiéticos, resultando em uma excessiva produção de leucócitos, que ainda imaturos podem cair na corrente sanguínea ou se depositarem nos tecidos.
Classificação
A classificação de Leucemia depende da localização das células neoplásicas, da duração do processo e do tipo de célula envolvida.
Classificação
• Quanto a localização das células:
→ Leucemia aleucêmica: proliferação neoplásica das células originais da medula óssea, sem ocorrer libertação das mesmas no sangue periférico. Conhecida também como leucemia avascular ou pseudoleucemia. → Leucemia subleucêmica: uma proliferação neoplásica das células de origem da medula óssea, em que só algumas destas células são libertadas na circulação geral.
→ Leucemia leucêmica ou vascular: proliferação neoplásica das células de origem da medula óssea, em que um número elevado destas células é libertado no sangue periférico.
Classificação
• Quanto à duração do processo:
→ Leucemia Aguda: desenvolve-se muito rapidamente e tem um prognóstico mais reservado e grave. Geralmente existe um elevado número de células jovens (blásticas) ou muitas células imaturas na circulação, o que faz com que o diagnóstico de leucemia seja relativamente fácil, mas na subclassificação destas alterações do tipo de célula é mais difícil devido à pobre diferenciação.
→ Leucemia Crônica: proliferação neoplásica de células bem diferenciadas. Leucemia em cães
• Acomete um número significativo de cães de diferentes raças.
→ Leucemia Linfóide: Produção anormal de leucócitos (glóbulos brancos) pela medula óssea, denominados de linfócitos B.
Normalmente, as células cancerígenas se disseminam por todo o sangue, como também, na medula óssea. Pode ser crônica ou aguda.
→ Leucemia Mielóide: São afetadas, de forma acentuada, as células mielóides, sendo estas classificadas também como glóbulos brancos.
Os animais mais